quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Caminhar


Muitas vezes você não dá o real valor a detalhes pequenos que fazem a diferença em sua vida. Não raramente, deixa de prestar atenção nas belas paisagens que compõem o seu dia a dia, e outros que não as têm constantemente passam a apreciá-las e dar-lhes um valor que você não soube dar; e chegam para ocupar os espaços e os preservam para a sua própria alegria e fazem questão de que outros saibam da beleza ali encontrada.


Os grandes acontecimentos da sua vida jamais virão em momentos de solidão. Quando você nasceu, havia alguém para ti receber – e você passou a compor a história de muitos; quando você morrer haverá alguém para se despedir – e você levará um pouco da história de tantos outros.



Por descuido, por descaso, por qualquer motivo que se possa levantar como argumento, inúmeras vezes cobra-se das pessoas próximas algo que a elas não foi dada para guardar.



No momento em que estiver impaciente com as pessoas, reflita se tem agido de maneira a jamais irritar alguém;



Antes de exigir silêncio, lembre de quantas vezes alguém parou para ouvi-lo;



Antes de apontar os defeitos alheios como motivo para a sua irritação, pense em quantas pessoas gostam de você com todos os defeitos que você tem.



A convivência é uma via de mão dupla e não se deve exigir das pessoas o que elas não podem te dar. Exija tão somente, se for o caso, o mesmo que você lhes tem ofertado. Qualquer exigência a mais demonstra um individualismo exacerbado.



Qualquer indivíduo pode desejar ser um sol na vida dos outros. No entanto, tal desejo só resulta em bons frutos se for calcado na idéia de que o sol nasce para todos e, nunca, na teoria de que tudo gira em torno dele.



Lembre-se de que todo e qualquer ser humano tem desejos, planos e sonhos que precisam fluir e que nem sempre o caminho será seguido nas mesmas companhias; do dia em que você nasceu, até aqui, muitas pessoas foram importantes na sua jornada, mas algumas permaneceram ao seu lado por pouco tempo; estas compõem, já, a história da sua existência.



Não estranhe o fato de um companheiro de viagem descer do trem numa estação antes da planejada. Talvez seja necessário que ele siga outra direção sozinho, ou em outras companhias. É a história dele que ele tenta compor.



Seja feliz da maneira que pode e se não puder levar seus insucessos em sua própria bagagem, não torne a de alguém mais pesada; melhor seria jogá-los fora e continuar a viagem.



E não esqueça, jamais, que todas as pessoas que te encontram no caminho levam algo de você, assim como deixam algo delas. Assim é a vida.



Não guarde mágoas. Elas pesam demais e não deixam espaço para novos sentimentos.



E não prenda-se ao momento presente como se fosse durar para sempre. Lá adiante você olhará para trás e perceberá que foi tudo uma experiência para o seu próprio crescimento.



Procure estar feliz. Todos estão tentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário